sábado, 4 de fevereiro de 2012

Unhas - cuidados preliminares







Olá pessoal, a pedidos o post de hoje é um especial unhas! Eu sou fanática por esmaltes, e quando mais enfeitada a unha, mais eu gosto. Porém....... não adianta nada você estar com um esmalte lindo mas a hidratação da suas mãos não estiver legal e suas unhas não forem bem tratadas. Então além das dicas de nail art também vou passar algumas sugestões de cuidados preliminares. Assim vai ter uma sequencia de posts.


1) Hidratação
É importante sempre hidratar as mãos e as cutículas. Para as mão você pode usar tanto os cremes convencionais quanto os específicos para as mãos. O que eu sugiro é escolher cremes de mão com filtro solar porque o dorso da mão é uma área que, com o envelhecimento, vai se pigmentando.  Mesmo que você não fique exposta diretamente ao sol todo dia temos que lembrar que ao dirigir o sol incide direto nas mãos e lâmpadas fluorescentes também emitem radiação que atuarão na sua pele de modo semelhante a radiação solar. Não esqueça de reaplicar o hidratante cada vez que você  lavar as mãos.
Além disso se você está com a pele das mãos ressecadas e costuma usar esmaltes escuros, isso dará um aspecto envelhecido para sua pele.
Hidratar as cutículas é um costume que poucas temos mas também é fundamental, principalmente se você  faz a unha constantemente e usa acetona ao invés de removedores oleosos. Muitos desses cremes para cutícula também ajudam a reduzi-las deixando mais fácil fazer a unha. O ideal é aplicar diariamente à noite e massagear as cutículas circularmente dedo por dedo mesmo que sua unha esteja pintada. O da avon e da marca Gramado são bons e tem um preço ótimo. Tem gente que usa bepantol mas eu particularmente não gosto porque é tão melequento que você  tem que lavar a mão ao acordar para tira-lo e não é pratico. 
Também é aconselhável deixar de usar esmaltes durante uma semana por mês e usar um hidratante com uréia neste período pois ajudar a evitar o ressecamento e desfolhamento das unhas.





2) Tirar a cutícula e lixar 
O correto é empurrar as cutículas e retirar apenas o excesso, não retire a cutícula toda, ela é uma proteção natural contra bactérias e outros microrganismos. Seu alicate deve estar em boas condições, caso contrario sua cutícula ficará com um aspecto picotado além de aumentar o risco de você se machucar. Se você frequenta manicure, atente sempre para a esterilização dos alicates ou opte por levar sempre o seu alicate.
 Procure sempre usar um hidratante e deixar a mão na água quente por um tempo para deixar a cutícula mais fácil de ser retirada. Há pessoas que deixam as pontas do dedo de molho na água quente por um tempo com sabão em pó ... não faça isso! Produtos de limpeza e o sabão em pó ressecam a pele e irão ressecar sua cutícula também.
Na hora de lixar você poderá optar por uma unha mais quadrada ou mais aredondada.  Há alguns truques na hora de lixar: unhas médias e lixadas ovaladas "alongam" os dedos, unhas quadradas com os cantos arredondados são mais sofisticadas, porém mulheres com dedos gordinhos ficam melhores com unhas arredondadas que disfarçam o aspecto fofinho dos dedos e a totalmente quadrada "encurta" o dedo. Pode-se também lixar a unha com aspecto pontiagudo, era comum na década de 70, é um estilo mais vintage porém é mais aconselhável para quem tem dedos longos e finos. Quem é famosa por usar esse tipo de unha é a Dita Von Teese (além do jeito peculiar de pintar deixando uma área em meia lua, um modo que leva seu nome).











Dita Von Teese Nails




3) Base
 Há vários tipos de bases: incolor, fortalecedora, para acelerar o crescimento, endurecedora etc. Há algumas que não tem efeito algum como as que prometem fazer sua unha crescer mais rápido. As bases fortalecedoras são controversas pois unhas fortes também são determinadas por sua alimentação, estresse e se você  realiza alguma atividade de impacto como trabalhar no computador e ter unhas longas. As endurecedoras (a mais conhecida é da linha 'casco de cavalo' da Marú) realmente deixam a unha mais forte e dura mas deixam a unha amarela então se você gosta de esmaltes claros não é uma boa opção. Uma boa dica se suas unhas estão fracas é colocar 3 cravinhos da índia dentro de sua base. Não use bases com formol em sua composição pois ele danifica a unha.








4) Removedor de esmaltes
Para pessoas com cutículas com problema de hidratação ou que fazem a unha constantemente é melhor os removedores oleosos que a acetona. Eles são mais difíceis de retirar o esmalte mas preserva mais a unha e as cutículas. Agora se você usou esmalte com glitter o melhor é acetona mesmo. Existe um truque que eu aprendi em um vídeo no youtube para tirar esmalte com glitter de modo rápido, vou postar o vídeo, eu testei e realmente funciona, usei algodão convencional ao invés do usado no vídeo e o efeito é o mesmo.
Para remover esmalte escuro sem manchar as unhas, aplique antes uma camada de óleo secante, em seguida passe o algodão embebido no removedor e tente retirar com o mínimo de vaivéns possível.Se você costuma pintar as unhas semanalmente, tire o esmalte na noite anterior a nova sessão de manicure, assim você deixa as unhas  “descansarem” um pouco. 




Bom esses são os cuidados principais. No próximo post vamos passar para a parte artística. Espero que tenham gostado. Besos 

2 comentários:

  1. A D O R E I o post! As dicas são ótimas, tudo que eu preciso. To passando vitamina E com formaldeido na unha pra ver se elas ficam mais fortinhas, porque elas descamam muito. Mas metade acho que é por falta de hidratação e por não deixa-las respirarem um pouco :x haeouheo
    http://thebluberryon.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ajuda muito e faz toda diferença! obrigado por seu comentario flor!
      bjinho

      Excluir